Gestão participativa
Subtítulo: Liderar escolas com a cabeça e o coração - Um guia para gestores escolares
Autor: Modza Ednir
Co-Autor: Outros (CECIP)
Ilustrador: Claudius Ceccon | | | | | |
Páginas: 112
Editora: Artmed
Ano:2005 – Porto Alegre
Resenhista: Sidnei Rodrigues Pereira
Sumário
Conforme a autora liderar, gerenciando pessoas e processos em uma escola que aprende, é como dançar ou pilotar um avião; é preciso dedicação e esforço para dominar habilidades necessárias, tempo para praticá-las constantemente e aperfeiçoá-las para poder exercê-las com prazer.
Este livro é um material que pode inspirar novas propostas de como melhor liderar equipes em uma organização educacional. O princípio básico é: A capacidade de exercer liderança em nível pessoal e educacional exercendo um papel muito mais importante no desempenho eficaz de um gestor, do que a habilidade de criar regras e de controlar.
Você descobrirá a partir de agora porque a existência da liderança está na comunicação direta e constante com os docentes e outros profissionais. Pois as pessoas expõem suas idéias e evoluem na maneira de pensar. Logo mudando a forma de pensar muda-se também a prática.
PARTE I
CONCEITO DE LIDERANÇA
Quando se pretende lidar com a realidade da escola de maneira inovadora, experiências e visões antigas se tornam um empecilho. Exemplo disso e a avaliação, de acordo com a visão antiga, todos os alunos devem ser testados ao mesmo tempo, em relação ao mesmo conteúdo. Se você quiser estabelecer em sua escola uma nova abordagem de avaliação, sem questionar as antigas formas de pensar, isso apenas causará novos problemas e não solucionará os anteriores. Se você não trabalhar os pressupostos que estão na base dos modelos mentais ou teorias subjetivas dos docentes, na reunião de equipe, você verá os professores explicando-lhes, nos mínimos detalhes, porque a nova proposta não vai funcionar.
O mesmo acontece em se tratando do