Vantagens e desvantagens do franqueador
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – NOITE – TURMA: NETUNO
ACÁCIO MIRANDA
DENIS MARTINS
FRANKLIN ALVES
JOSUÉ PAMPLONA
MARCEL ALMEIDA
PEDRO TIAGO SILVA
THIAGO NASCIMENTO
TORQUATO BATISTA
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO FRANQUEADOR E
TAXAS DE FRANQUIA
BELÉM 2012
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO FRANQUEADOR E
TAXAS DE FRANQUIA
Trabalho de pesquisa apresentado no curso de graduação em administração para a obtenção de nota parcial para a segunda avaliação da disciplina de economia e negócios.
BELÉM 2012
INTRODUÇÃO
Cientes de que o momento atual exige uma gestão estratégica eficiente para enfrentar um contexto empresarial bastante competitivo, as organizações estão continuamente em busca de novas estratégias visando garantir a sua permanência e crescimento no mercado.
A formação de redes de empresas representa uma possibilidade para tornar as organizações mais preparadas para enfrentarem os desafios contemporâneos. Uma configuração em rede que vem sendo bastante utilizada pelas organizações é o sistema de franquias, o qual vem se consolidando como um importante segmento econômico em vários países e, em particular, no Brasil.
No presente trabalho exploraremos alguns aspectos teóricos referentes às redes de empresas e franquias como vantagens e desvantagens do franqueador e as taxas de serviços.
1- Definição de Franquia Empresarial - Lei nº 8.955/94
Franquia ou franchising é uma estratégia utilizada em administração que tem como propósito um sistema de venda de licença, onde o franqueador (detentor da marca) cede ao franqueado (autorizado a explorar a marca) o direito de uso da sua marca ou patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de