Gestão na pratica docente
Gradativamente, o homem criou estratégias e recursos que auxiliaram a sua sobrevivência. Uma forma de passar estes conhecimentos foi através da educação, que era informal, se transmitia de pessoa para pessoa nos seus afazeres do dia-a-dia. Tudo era repassado de geração em geração.
A linguagem oral era o meio de comunicação mais usado ate a invenção da escuta. Com a escrita.Com a escrita, surgiram as primeiras escolas.
A leitura e a escrita passaram a ter grande importância com a invenção da impressa por Gutemberg, no século XV, que motivou o desenvolvimento e circula da informação promovendo a produção literária e cientifica.
O desenvolvimento tecnológico, a fotografia, cinema trouxeram uma grande expansão da educação. Outras invenções importantes, como o telegrafo, o telefone, o radio e a televisão revolucionaram a historia do homem e da educação.
Hoje, a eletrônica, a fax, os computadores e a criação de redes de comunicação a distancia, como a internet vieram trazer grandes avanços ao desenvolvimento social.
Vive-se hoje em uma sociedade digitalizada e globalizada, na qual as informações são transmitidas rapidamente, quase na mesma velocidade em que são produzidas.
A velocidade do campo informacional necessita de permanente atualização do homem e exige uma nova cultura e um novo modelo social.
Cabe à escola, na condição de instituição responsável pela formação do individuo, formar pessoas capazes de lidar com o avanço tecnológico. A incorporação da imagem, do som e dos movimentos, colocada na escola a serviço das diversas áreas do conhecimento, enriquece as experiências dos alunos, tornando a escola mais viva e dinamica.
No Brasil, a aplicação da tecnologia á serviço da educação teve grande avanço nas décadas de 1960 e 1970, com o advento das maquinas de ensinar.
Porem o avanço maior ocorreu na década de 1990, com adoção da televisão e dos vídeos na escola publica.