Gestão mercadológica - produto
Disciplina: Gestão Mercadológica
11/09/2012
Autoria: Michelle Cavalcante
Produto
Definição
Produto é o que uma empresa cria, produz ou desenvolve de acordo com uma demanda existente ou gerada. É qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça necessidades e desejos de um mercado. Produto inclui não só bens ou serviços, mas também marcas, embalagens, serviços aos clientes e outras características. Não necessariamente o produto precisa ser físico. Eles podem existir fisicamente, mas também podem ser serviços, pessoas, locais, organizações, ideias etc.
Para entender melhor o que é um produto, há necessidade de compreender que não se trata somente de algo tangível (palpável ou físico), que compramos e levamos para casa. Muitas vezes estão, junto a ele, serviços, como as férias em um hotel ou um show de uma pessoa famosa (intangível). Ao desenvolver um produto é importante que a empresa procure satisfazer as necessidades e desejos do cliente.
Das quatro variáveis do marketing (produto, promoção, praça, preço), podemos considerar o produto como sendo a mais crítica no processo decisório, pois é a partir dele que as decisões vão ser tomadas. Todas as decisões referentes a preços, canais de distribuição, promoções etc., decorrem do estudo do produto.
É o produto que se comunica com os consumidores e revela para eles a imagem da empresa, o seu nível de qualidade e, por que não dizer, seu posicionamento social.
O que ocorre atualmente no mercado é que os consumidores estão cada vez mais informados sobre como a empresa produz seus produtos, se os produz de forma sustentável, se os produz com nível desejado de qualidade e se atende às necessidades do cliente.
De nada adianta a empresa possuir uma impecável campanha de promoção se o produto em si não encanta o mercado consumidor? Portanto, antes de se ter um plano voltado para os outros itens do Composto de Marketing, é necessário a empresa rever