Aplicação do protocolo em acidente de trabalho pela equipe de enfermagem da sala de coleta do centro de hematologia e hemoterapia do piauí.
Maria do Perpetuo Socorro Costa de Carvalho1
Shirlei Marly Alves2
Resumo
Com o intuito de analisar as dificuldades de aplicação do protocolo em acidentes de trabalho pela equipe de enfermagem no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí fez-se um estudo descritivo com abordagem quantitativa com 15 profissionais que trabalham no setor de coleta do HEMOPI, tendo como objetivos, verificar se a equipe de enfermagem conhece o protocolo nos casos de acidente de trabalho, identificar os motivos da não adesão da equipe de enfermagem ao protocolo no acidente de trabalho, levantar as dúvidas dos profissionais em relação ao protocolo em acidentes de trabalho, verificar a incidência de acidentes de trabalho no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí, identificar quais acidentes de trabalho é mais comum entre a equipe de enfermagem. Os resultados mostraram que apesar do conhecimento da existência do protocolo em acidente de trabalho os profissionais de enfermagem não têm acesso e não sabem a quem referenciar em caso de acidente. Logo se tem a necessidade da implantação deste protocolo para assegurar o trabalhador de saúde com relação aos riscos biológicos nos quais são expostos diariamente, garantido medidas adequadas, acompanhamento durante e após o acidente e oferecer capacitação para o desenvolvimento de suas atividades.
Palavra – Chaves: Protocolo em Acidente de Trabalho, Saúde do Trabalhador, Enfermagem
1 INTRODUÇÃO
Com adesão do protocolo em acidente de trabalho será possível o fornecimento de informações confiáveis sobre o impacto dos acidentes de trabalho, seja em termos de lesões provocadas, seja no tocante a aspectos associados às suas origens. A possibilidade de exposição aos fluídos biológicos