Gestão manutenção
Resumo:
O presente artigo mostra a importância de se formar e de se ter um gestor de sustentabilidade dentro de uma organização. O termo sustentabilidade é muito amplo e em uma visão geral seria aproveitar de melhor maneira possível os recursos renováveis e evitando a agressão ao meio ambiente. Mas para isso as pessoas envolvidas tem que estarem sob o olhar atento de um líder com visão ampla do negócio, capaz de orientar e treinar todos. Enfim, levar a atuação do profissional a sério, para além dos discursos e modismo, poder contribuir com a promoção de uma sociedade mais harmoniosa com o meio ambiente, para a competitividade e qualificação também do mercado de trabalho.
Palavras chaves: Sustentabilidade; gestor; líder; organização.
Introdução
Sustentabilidade esta presente hoje na agenda de qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta. Basta observar os assuntos ou problemas em debate referente aos desastres ambientais, instabilidade econômica, desemprego, violência urbana, fome, drogas e muitas outras questões sociais, ambientais ou econômicas.
Os conflitos de interesses e a transversalidade das questões envolvidas são os grandes obstáculos no propósito do relatório e no caminho daqueles que fazem a gestão desta questão, tanto nas empresas quanto nas ações públicas. No entanto, será necessária superação para ultrapassar este estágio que de fato somente ocorrerá com atitudes positivas, predisposição e com ações práticas, pensando no global, porém, agindo na individualidade. Acreditamos que há ausência de lideres que sejam referência em sustentabilidade, a falta de visão sistêmica das questões ambientais, econômicas e sociais são os pontos fracos nos desafios que a Organização das Nações Unidas busca resolver desde a Conferência de Estocolmo e, ao mesmo tempo, grandes oportunidades para gestores de todas as