A construção de um projeto de pesquisa
Neste capitulo desenvolve-se uma serie de táticas quanto a formação de um projeto de pesquisa, e qual deve ser a postura do acadêmico para que possa construir um projeto de pesquisa como por exemplo estudo, leituras, anotações, participação em aulas, cursos e seminários e em outras atividades acadêmicas que possa lhe proporcionar base para a elaboração do seu projeto. Não deixando de ressaltar a suma importância de o acadêmico ter por base da sua fonte de pesquisa, teóricos que fortaleçam sua proposta em sua linha de pesquisa. Por exemplo, o referencial da Psicologia que historicamente tem sido mais utilizado para as discussões e analises realizada em cursos de Pedagogia.
Modo de olhar
Na trajetória acadêmica e profissional dos professores, projeta-se a busca de descrições que expliquem as crianças em sua profundidade, a fim de encontrar elementos que permitam às professoras descobrir a melhor forma de educar as crianças. Trata-se uma forma de desvendar o sujeito infantil, como se este fosse dotado de uma essência suscetível de ser descoberta e descrita.
Elementos de um projeto de pesquisa
O projeto de pesquisa deve mencionar o foco de sua problematização, e expressar consistência na argumentação. Quanto a escrita deve-se tomar cuidado com a redação correta, com a organização textual e com a adequação do texto ao gênero discursivo: nesse caso trata-se de um projeto de pesquisa e não da pesquisa em si. É preciso atentar para que a redação não aponte resultados definitivos, considerando que a investigação ainda será realizada e poderá fazer com que o pesquisador chegue a conclusões diferentes das hipóteses iniciais apresentadas no projeto.
Elementos fundamentais que devem compor o projeto:
*titulo do projeto;
*delimitação do tema e do problema;
*apresentação de hipótese;
*explicitação do quando teórico;
*indicação dos procedimentos metodológicos e técnicos;
*cronograma do desenvolvimento;
*referencias bibliográficas