A construção do projeto de pesquisa
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Suely Ferreira Deslandes *
1. PROJETO CIENTÍFICO: ONDE SE INSERE NO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO?
Quando tratamos da pesquisa qualitativa, freqüentemente as atividades que compõem a fase exploratória, além de antecederem à construção do projeto, também a sucedem. Muitas vezes, por exemplo, é necessário uma aproximação maior com o campo de observação para melhor delinearmos outras questões, tais como os instrumentos de investigação e o grupo de pesquisa. Tendo uma visão mais ampla, podemos dizer que a construção do projeto é, inclusive, uma etapa da fase exploratória.
Afase exploratória de uma pesquisa é, sem dúvida, um de seus momentos mais importantes. Pode, até mesmo, ser considerada uma pesquisa exploratória (Mi
Socióloga, Mestranda em Saúde Pública, Pesquisadora do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde — ENSPIFIOCRUZ.
31
Pesquisa Social nayo, 1992). Compreende várias fases da construção de uma trajetória de investigação:
a) a escolha do tópico de investigação; b) a delimitação do problema;
e) a definição do objeto e dos objetivos;
d) a construção do marco teórico conceitual;
e) a escolha dos instrumentos de coleta de dados;
f) a exploração de campo.
Importante alertarmos que uma fase exploratória conduzida de maneira precária trará grandes dificuldades à investigação como um todo.
Então, quando termina a fase exploratória de uma pesquisa? Formalmente, a fase exploratória termina quando o pesquisador definiu seu objeto de pesquisa, construiu o marco teórico conceitual a ser empregado, definiu os instrumentos de coleta de dados, escolheu o espaço e o grupo de pesquisa, definiu a amostragem e estabeleceu estratégias para entrada no campo. Daí conclui-se que não é possível determinar com tanto rigor seu término. Contudo, é imprescindível que o pesquisa- dor programe o final desta etapa, incluindo-a num cr0- nograma.
Afase exploratória se alicerça em muitos esforços: