A construção do projeto de pesquisa
Fase exploratória:
Em qualquer pesquisa que se faça, tem-se como parte fundamental a fase exploratória da mesma. Tal fase é tão importante que chega-se a considerar a construção do projeto como parte dela. A fase exploratória tem como objetivo fazer com que se defina um objeto de pesquisa, e só se pode dizer que ela chega ao fim quando diversos fatores foram explorados, como por exemplo, a definição dos instrumentos de coletas de dados, do espaço e grupo de pesquisa, entre outros. Se o sucesso não for obtido na fase exploratória de uma pesquisa, o restante desta ficará comprometido, e para se obter esse sucesso, alguns aspectos fundamentais são observados, tais como:
Disciplina, que faz do seu estudo uma prática sistemática;
A parte crítica, gerando uma reflexa entre o objeto que foi escolhido e sua parte teórica;
Articulação criativa, que serve tanto na hora da aplicação dos conceitos, quanto na delimitação de um objeto;
Não se pode esquecer que todo conhecimento científico tem um caráter de vínculo com a vida real, ou seja, um problema não surge “de forma espontânea”, e sim por existir na vida real.
O objeto e suas dimensões:
Para se construir um projeto de pesquisa, é preciso ordenar, mapear as idéias que se tem a respeito deste. Quando isso é feito, automaticamente divide-se o projeto em três dimensões, que sã elas:
Dimensão Técnica Nesta, são montados os instrumentos de pesquisa de investigação. A dimensão técnica trás algumas regras para se definir um objeto de pesquisa, e para abordá-lo da melhor forma.
Dimensão Ideológica Esta dimensão é basicamente um processo de escolhas influenciadas na posição social e mentalidade do pesquisador que definem o que pesquisar, a partir de que base teórica e como pesquisar.
Dimensão Científica Neste item é feita uma mescla dos aspectos relacionados anteriormente. Na dimensão científica, enquanto objeto do conhecimento, a realidade social pode ser