Gestão Japonesa 1970/1980
Curitiba
2013
Resumo
Neste trabalho falamos sobre métodos e teorias japonesas e sua trajetória no mercado automobilistico, Taichii Ohno foi ao Estados Unidos para estudar os modelos de produção em massa e apartir desse modelo surgiu o método Ohnoísmo, referência o seu nome e posteriormente seriam conhecidas mundialmente como Toyotismo. A Toyta criou alguns modelos necessários para se reestabelecer no mercado que são, Just in Time, Kanban, Muda e Kaizen.
Japão extremamente abalado após a 2ª guerra mundial, busca no mercado automobilistico sua reestruturação, porem com o modelo fordista atual, esbarra em problemas que dificultam sua ascenção no mercado, pouca mão de obra, muitos concorrentes e mercado pequeno, sua produção nesta época não chega a 1% da produção mundial.
Taichii Ohno passou alguns anos nos Estados Unidos estudando os modelos de produção em massa e perceberam que com algumas modificações o Japão poderia tornar-se competitivo, estas mudanças, assim que Taichii voltou ao Japão ficaram conhecidas como Ohnoísmo, referência o seu nome e posteriormente seriam conhecidas mundialmente como Toyotismo, referência à Toyota em presa onde Ohno é Diretor.
Toyta a beira da falência, encontrou em sua gestão o necessário para voltar ao mercado, Just in Time, Kanban, Muda e Kaizen, assim forma denominadas as mudanças feitas pela Toyota, onde agora, eliminação de estoques, eliminação de desperdicios, demarcação dos lotes e constantes aprimoramentos, são as novas regras, regras que nos seguintes anos trariam uma forte explosão na exportação japonesa.
Just In Time, a primeira e talvez a mais marcante das mudanças, visava produzir o necessário, na quantidade necessária e na hora necessária, eliminando os grandes estoques da produção Fordista, pois agora a fábrica só produziria