Gestão Integraçao
Gerenciamento de Integração do Projeto
Diogo Magalhães Cardoso RA 132b30
Rafael Kaiber RA 132b12
Roberto Pereira Gomes RA 132b19
JUNDIAÍ
2015
Gerenciamento de Integração do Projeto
1 - Introdução
O gerenciamento de projetos pode ser detalhado através dos processos que o compõem, que podem ser reunidos em cinco grupos de processos - iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. Segundo Valeriano (2005) o gerenciamento de projetos é uma disciplina que vem sendo formada, há muito tempo, por pessoas de diversas áreas de conhecimento e especializações, em vários países e ambientes, e praticamente em todos os tipos de organizações. Além disso, passou por um período de grande evolução, em consequência da enorme extensão das aplicações dos recursos do gerenciamento de projetos nos mais diversos campos, exatamente devido ao alto potencial que proporciona para obter soluções de problemas complexos, em organizações e ambientes dinâmicos, com o emprego de equipes multidisciplinares.
Kerzner (2009) por sua vez define gerenciamento de projetos como sendo o planejamento, programação e controle de uma série de tarefas integradas de forma a atingir seus objetivos com êxito para os envolvidos no projeto. Kerzner (2009) ainda descreve três fases históricas da gestão de projetos: a primeira começando pela gestão de projetos tradicional, passando pela gestão de projetos moderna e chegando à recente gestão corporativa de projetos.
Na gestão de projetos tradicional, os aspectos considerados nos projetos eram prazos, custos e qualidade. Na gestão moderna, que é a segunda fase, concluiu-se que a satisfação do cliente deveria ser o principal fator de sucesso no projeto. Outro aspecto foi o fator humano, representado pela satisfação dos integrantes da equipe do projeto. Agora, não só os prazos, custos e qualidade são importantes, mas outros fatores como escopo,