gestão e integração de projetos
JOSE ALISON SILVA SANTOS
PROCESSOS DA GESTÃO E INTEGRAÇÃO DE PROJETOS
Maceió, 2014
JOSE ALISON SILVA SANTOS
PROCESSOS DA GESTÃO E INTEGRAÇÃO DE PROJETOS
Maceió, 2014
Sumário
1.0 Histórico do processo de Projetos 04
1.1 Engenharia Simultânea 05
1.2 Processos da Gestão de Projetos 06
2.0. Coordenação de Projetos 07
2.1. Perfil do Coordenador 08
2.2. Tipos de Coordenação 09
3.0. Modelos de Gestão de Projetos 10
3.1. Modelo de gestão da empresa (projeto pesquisa) 10
3.2. Sobre a empresa e o coordenador (projeto pesquisa) 11
4.0. Compatibilização 11
4.1. As built 12
4.2. Compatibilizar 12
4.3. Compatibilização na Obra (Projeto pesquisa) 12
Referências 13
1. Histórico do Processo de Projetos
A história do desenvolvimento dos processos de projetos apresenta melhorias fundamentais nas etapas quando se fala na exclusão de trabalhos que não agregam valor algum, resultando em processos constantemente enxugados, consequentemente obtendo menores custos, maior qualidade e maior percentual de lucros.
É denominado taylorismo o movimento de racionalização do trabalho que se inicia no final do século XIX e, efetivamente, difundido e implantado em todo o mundo no início do século XX. Taylor, em seus estudos enfatizava ser de vital importância à gerência exercer um controle real sobre o processo de trabalho, o que só poderia ser feito na medida em que a mesma dominasse o procedimento do trabalhador no ato de produzir (RAGO, 1998).
Visando obter maior intensidade no processo de trabalho, Henry Ford adapta o taylorismo, desenvolvendo o Fordismo. Ford aplicou de forma plena pela primeira vez na história do mundo industrial os princípios da linha de montagem, conseguindo resultados fabulosos de aumento de produtividade. Uma vez determinada cientificamente cada parte do processo produtivo, os trabalhadores que deveriam