Gestão da integração do projeto
A integração exerce um papel essencial no gerenciamento de projetos na medida em que, inicialmente, cria as condições propícias para o desenvolvimento adequado de um projeto. O processo de integração leva em conta os ingredientes existentes e ambiente onde o projeto será realizado. É no processo de integração que os gerentes lançam o projeto, estabelecendo seus objetivos, restrições, premissas e justificativas pelas quais o projeto foi criado.
O início do projeto ocorre de diversas formas nas organizações e é percebido diferentemente pelos envolvidos e interessados. Poucas são as empresas que têm processos que definem o início de um projeto e, por isto, é necessário que as pessoas ligadas ao gerenciamento de projetos estabeleçam formalmente seu início.
A formalização do início do projeto pode ser feita através de um documento chamado Project charter. O Project charter contém elementos para que sejam reconhecidas formalmente as necessidades de utilização de recursos, bem como as premissas do projeto, solicitação de projeto autorizada etc.
Uma vez aprovado o projeto, faz-se necessário esboçar seu escopo, registrando as várias possibilidades se suas entregas, dadas as estratégias de resultados.
Quando o gerente e sua equipe tiverem todos os elementos suficientes o projeto pode começar.
Após o início do projeto vem o meio, que á a composição e o monitoramento do plano do projeto.
O plano de gerenciamento de um projeto é o resultado de um processo de planejamento, expresso num único documento, integrado, que agrega informações de outros planos de forma coerente e consistente.
Uma vez iniciado o projeto o gerente deve incentivar sua equipe e fazer com que eles se preocupem com o detalhamento do trabalho do projeto, bem como dos prazos, custos, qualidade, riscos, recursos comunicação etc.
Essas preocupações devem estar expressas através de planos que, por sua vez, deverão ser integrados.
O encerramento de um