Gestão de projetos: integração
[pic]
A fase da integração possui características essenciais
É a primeira das nove áreas de conhecimento da gestão de projetos. O gerenciamento da integração consiste em ter certeza de que todas as áreas e elementos do projeto estão integrados, assegurando que as necessidades do projeto serão atingidas ou superadas.
Essa área de conhecimento inclui processos e atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os processos e atividades de gerenciamento de projetos dentro dos cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos.
A fase da integração possui características essenciais para a finalização de um projeto, que podem ser consideradas únicas, consolidadas e articuladas. Essas características tendem a atender com sucesso algumas necessidades dos clientes e partes interessadas no gerenciamento, administrando expectativas.
Essa fase consiste ainda em algumas escolhas realizadas no processo, referentes à concentração de recursos e esforços, tendo como base a especificação de datas e a identificação de possíveis falhas e riscos, a tempo de serem tratados, antes que se tornem problemas críticos para os resultados finais do projeto.
Nessa etapa, portanto, é importante se ter consciência de que cada projeto é único, o que não significa que existe apenas um método de gerenciamento. Por isso, é fundamental que todos os processos e etapas do gerenciamento sejam seguidos e controlados pelo gestor, de modo que ele possa observar qual o melhor método a ser aplicado por sua equipe.
Alguns dos passos que podem ser seguidos pela equipe de projetos na fase de integração, são:
• A análise do escopo do projeto;
• A compreensão desse escopo;
• A documentação de critérios específicos, como os requisitos do produto;
• A identificação de informações relevantes, de modo que possam ser transformadas em um plano de gerenciamento de projetos;
• A utilização do grupo de