Integração entre Sustentabilidade e Gestão da Qualidade
Eliezer Pinheiro de Sousa Júnior¹
Introdução
O principal objetivo deste trabalho é relatar a importância da integração entre sustentabilidade e gestão da qualidade. Para tal, recorreu-se a um estudo bibliográfico embasados na coleta de informações dos sites das empresas que tratam dos assuntos relacionados, PNQ, Ethos, dentre outros. Procurou-se evidenciar conceitos de personalidades nos assuntos citados, bem como se utilizou uma empresa como exemplo padrão que utiliza as melhores práticas de sustentabilidade e gestão da qualidade.
Desenvolvimento
Ao passo que o crescimento econômico, como também o crescimento da população global progrediram, a gravidade e a dimensão dos problemas ambientais tornaram-se mais agressivos.
Quando falamos em Relatório Brundtland, (publicado em 1987), percebemos que sustentabilidade deve satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Essa ação se reflete nas dimensões econômica, ambiental e social das ações humanas e suas consequências sobre o planeta, conforme Fernando Almeida (2002). Já para Ricardo Voltolini (Pensamento sustentável, 2012), é preocupante a ação das empresas de hoje, bem como as desigualdades sociais e muitos conflitos. Se olharmos para a Agenda 21 (1992), sustentabilidade deve compatibilizar a preservação do meio ambiente, a justiça social, o crescimento econômico, a participação e controle da sociedade como elementos para democratizar o direito à qualidade de vida.
O Instituto Ethos (2000), define Responsabilidade Social como sendo uma maneira de conduzir os negócios da empresa de tal forma que a torna co-responsável e parceira pelo desenvolvimento da sociedade. Quando abordamos o
_______________________________________________
¹ Mestrado em Ciências Administrativas – Uniaméricas – fev/2012 conceito de qualidade, Campos (1992) diz que um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende