Gestão Estratégica da qualidade na capacitação de professores para o uso dos recursos tecnológicos digitais.
Jacqueline de Brito1
Kamila Massuqueto2
RESUMO
O texto assiná-la a importância da educação e da produção do conhecimento nas transformações econômicas, políticas e sociais em que passam as nações modernas. Discute a evolução da qualidade e do planejamento estratégico, mostrando os pilares sobre os quais se assenta a chamada Gestão da Qualidade Total e como esse modelo gerencial vem sendo utilizado no setor educacional.
Pretende-se verificar os aspectos associados à implantação de um projeto que busca a gestão da qualidade na educação, onde a primeira preocupação que a organização tem, é a capacitação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias em sala de aula, proporcionando um ambiente de aprendizagem interativo, onde professores e alunos desfrutam de um amplo espaço de pesquisa.
Palavras-chave: Planejamento estratégico. Gestão da Qualidade. Capacitação de professores.
INTRODUÇÃO
Devido ao acelerado processo de transformação do mundo moderno, os gestores governamentais têm procurado adotar estratégias diferenciadas e criativas para elevar a qualidade de vida de sua população.
Essa visão vem de encontro com a já relatada por Osborne e Gaebler (1994), quando dizia que os novos modelos de gerenciamento descentralizam a autoridade, reduzindo hierarquias e estimulando cada vez mais a parceria, processo que privilegia a qualidade com foco nos clientes e visa competir junto aos novos mercados globais.
Tomando como foco a melhoria dos processos da gestão educacional e da qualidade da educação, fez-se necessária à produção desse artigo, que visa compreender as mudanças no setor educacional, ocorridas no município de Ibiporã, cidade do norte do Paraná que busca o título de cidade digital.
De acordo com Mercado p. 13, 2002
Com as novas tecnologias da informação abrem-se novas possibilidades à educação, exigindo uma nova postura