O uso das tecnologias na educação
O uso da tecnologia na educação
Quando se fala em tecnologias da educação, logo nos vem em mente, vários questionamentos: O que são essas tecnologias? Para que servem? Qual a capacitação exigida para o uso de tais recuros? É preciso que educadores e educandos, reflitam sobre a importância que esses recursos tem exercido sobre a sociedade contemporânea, contribuindo assim com a propagação do conhecimento. Percebe-se que atualmente, que existe a necessidade de uma reformulação na sala de aula, para que tenhamos uma educação comprometida com o desenvolvimento e a construção de conhecimentos através da mediação do aprendizado. É preciso ter em mente, que as inovações tecnológicas não significam inovações pedagógicas, sempre vai depender do contexto no qual esse recurso é utilizado. A televisão, o computador, o data show, o retroprojetor e o satélite, são alguns dos vários recursos tecnológicos que podem ser usados. Qualquer um desses exemplos citados, se utilizados meramente como transmissores e não como mediadores na educação, não acrescentarão em nadaao aluno. É preciso que se deixe claro, que é o uso que se faz da máquina, que possibilita ou não o conhecimento, ela sozinha não acrescenta em nada, afinal, o homem é quem determina a maneira como irá utilizá-la. Ao usá-la de maneira correta trará benefícios, o inverso disto acarretará sérios transtornos e prejuízos.
Há algumas décadas, o uso do computador, por exemplo, era privilégio das classes mais desenvolvidas, mas hoje é visto como um recurso básico, que possui várias funções e sem o qual, em determinados momentos, torna-se impossível até mesmo trabalhar.
Percebemos que as instituições educacionais no âmbito da rede pública de ensino, na maioria das vezes possui como recursos tecnológicos, o televisor, o retroprojetor e laboratórios de informática, no que tange ao último item, se faz necessário um especialista na área de informática, para a instalação e também em