O uso da tecnologia na educação
De repente o computador passou a ser acessível a uma boa parte da população e com isso ele passou a ser bastante valorizado. Cabe ressaltar, que nem toda forma de utilização do computador na educação se presta igualmente a atingir certos objetivos educacionais, pois algumas formas de utilização são mais adaptadas a certos objetivos educacionais, outras se prestam melhor a outras finalidades pedagógicas. Mas ao final, quase todo o emprego do computador na educação pode trazer resultados pedagogicamente benéficos.
Entendemos que o uso do computador como ferramenta mediadora do processo de ensino-aprendizagem pode proporciona mudança qualitativas na educação, desde que os educadores compreendam, vivenciem, aceitem, flexibilizem as inúmeras possibilidades da ferramenta,adaptando-a de forma a contribuir com a educação (FERREIRA, A. 2004. p 22).
A tecnologia apresenta-se como meio, como instrumento para colaborar no desenvolvimento do processo de aprendizagem. A tecnologia reveste-se de um valor relativo e depende desse processo. Ela tem sua importância apenas como um instrumento significativo para favorecer a aprendizagem de alguém. Não é a tecnologia que vai solucionar o problema da educação no Brasil. Poderá colaborar, no entanto, se for usada adequadamente para o desenvolvimento educacional de nossos estudantes.
Várias expressões são normalmente empregadas para se referir ao uso da tecnologia, no sentido visto, na educação. A expressão mais neutra, “Tecnologia na Educação”, parece preferível, visto que nos permite fazer referência à categoria geral que inclui o uso de toda e qualquer forma de tecnologia relevante à educação (“hard” ou “soft”, incluindo a fala humana, a escrita, a imprensa, currículos e programas, giz e quadro-negro, e, mais recentemente, a fotografia, o cinema, o rádio, a televisão, o vídeo e, naturalmente, computadores e a Internet).
Não há porque negar, entretanto, que, hoje em dia, quando