Cervejaria cerpa
1-Introdução:
O Brasil, também conhecido como o País do Futebol, elege uma outra paixão nacional, a CERVEJA. Para alguns a “loira gelada”.
Nascida no século XVII, mas somente em 1836 surgiram as primeiras notícias sobre a fabricação de cerveja no Brasil. Esse anúncio, publicado no Jornal do Comércio do Rio de Janeiro, dizia o seguinte: "Na Rua Matacavalos, número 90, e Rua Direita número 86, da Cervejaria Brazileira, vende-se cerveja, bebida acolhida favoravelmente e muito procurada. Essa saudável bebida reúne a barateza a um sabor agradável e à propriedade de conservar-se por muito tempo”.
Desde 1966, Belém possui uma das maiores empresas brasileira de cerveja, A CERPA. Com um crescimento acelerado, em busca de maiores fatias do mercado.
Daqui para frente, iremos conhecer o que há de melhor por detrás deste rótulo. Principalmente os aspectos relacionados à Sustentabilidade. Que é o que de fato nos interessa.
2-Desenvolvimento:
A precursora do ramo cervejeiro no Brasil foi a marca Ritter, por Georg Heinrich, em 1846 onde instalou uma pequena linha de produção de cerveja na região de Nova Petrópolis - RS, a partir daí muitas outras aproveitaram o caminho e começaram a surgir várias outras marcas de cerveja por todo o Brasil.
Uma delas é a cerveja CERPA – Cervejaria Paraense S.A, fundada em 1963, e é um projeto incentivado pela SUDAM – Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia. Já em 1966, iniciou sua produção, primeiramente fabricando cerveja clara, passando depois a produzir chopp em barril. Suas instalações situam-se no KM 07 da Rodovia Arthur Bernardes, 7699 – Bairro Tapanã, as margens da