Gestão escolar e teoria fayol e taylor
Taylor (Teoria da Administração Científica) estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção e enfatizava a tarefa realizada pelo operário.
Fayol (Teoria Clássica da Administração) estudava a empresa privilegiando a estrutura da organização e enfatizava a estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente.Os ensinamentos de Fayol são importantes para compreendermos como muitas organizações apresentam sua estrutura, pois a síntese e a visão global proporciona a melhor maneira de subdividir a organização sob a centralização de uma chefia direta.A definição e os princípios gerais da Administração, segundo Henri Fayol são:O ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa.
Comandar: dirigir e orientar o pessoal.
Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.
Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
A escola é uma instituição social destinada a transmitir a educação de modo sistemático. É fruto de duas forças que agem simultaneamente: força social e força cultural. Sua existência depende basicamente da ação combinada de seus membros: os que ensinam, os que aprendem e os que administram. Início do século passado o modelo de administração científica emergido dos estudos de Taylor e Fayol consolidou-se nas organizações escolares e continua dominante atualmente.
Os estudos preliminares sobre administração escolar a identificam com o estudo da organização e do funcionamento de um sistema escolar, de acordo com os objetivos