Administracao
ENSINO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE EDUCAÇÃO
MÓDULO DE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE EDUCAÇÃO
Iº Semestre Ano: 1º
Data: 23/04/ 12
1. Em relação aos pontos convergentes entre a Teoria Cientifica e Teoria Classica da Administração são:
Ênfase na divisão do trabalho.
Divisão de tarefas.
Obediência dos operários.
Visão mecanicista.
a concepção de homo economicus segundo a qual as vantagens financeiras são os únicos fatores motivadores para atingir máxima eficiência na produção.
Atigir maior produtividade do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa. Quanto aos pontos divergentes são:
Enquanto Taylor deu ênfase à tarefa, Fayol deu foco à estrutura. Taylor se preocupou com a Organização Racional do Trabalho (ORT), que por meio da análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos, do estudo da fadiga humana, da padronização dos métodos e da especialização do trabalho buscava as condições que permitissem ao operário produzir com o máximo de eficiência. Por outro lado, Fayol enfatizou a estrutura dividindo a organização em cinco funções (técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e administrativa), definindo os dezesseis deveres dos gerentes, os quatorze princípios gerais da Administração e os cinco elementos da Administração. Ou seja, enquanto Taylor pensava a organização a partir dos operários (nível operacional), Fayol pensava a organização dos dirigentes (nível institucional). Outra diferença marcante é que Taylor pregava a supervisão funcional pelo qual o operário poderia ter um supervisor para cada área, enquanto Fayol defendia o princípio da unidade de comando que dizia que cada subordinado só pode ter um superior.
2. A Habilidade do Administrador que não deve faltar