Metodologia juridica
2-A monografia jurídica é um trabalho elaborado pelo aluno no final do curso, sendo indispensável para a conclusão do curso de Direito, devendo o aula fazê-lo de forma escrita, como também fazer uma defesa oral perante uma banca examinadora.
É essencial que o aluno seja criativo no seu estudo, que aborde problemas, aponte soluções, que dê informações completas e de forma ordenada sobre o objeto de seu estudo, enfim, que contribua de alguma forma para a ciência.
Para um bom trabalho de cunho juridico devem ser observadas algumas regras, em nosso caso, propostas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, no que diz respeito ao aspecto formal da pesquisa e que serão estudadas a seu tempo. Já no que diz respeito ao conteúdo do trabalho, deve ser desenvolvido com a utilização de métodos científicos, para que se possa explicar, de modo coerente e ordenado, determinado problema e a solução apontada.
No entanto, preocupação maior deve ser com o conteúdo do trabalho, para só depois, quando finda a pesquisa, adequá-la àquelas normas.
3- Trata-se um conhecimento contingente, pois suas veracidades ou falsidades são conhecidas através de experimentações, sendo um conhecimento também sistemático, uma vez que se trata de um saber ordenado de forma lógica, formando um sistema de idéias.
Possui a característica de verificabilidade, a tal ponto que as afirmações que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência.
Ainda tem a característica do conhecimento falível, uma vez que pode ser mudadas tais idéias, não sendo definitivas, é aproximado do exato.
4- Conhecimento técnico é aquele obtido sobre determinada coisa, bem específica. Esse conhecimento geralmente não é adquirido em nenhuma instituição, apenas se tem com