Desigualdade, diversidade e violência na sociedade brasileira
3
4
7
8
1 Introdução................................................................................................................
2 Desenvolvimento......................................................................................................
3 Considerações Finais.................................................................................................
Referências................................................................................................................
1 Introdução
Nota-se hoje que a violência cresceu em níveis alarmante, e que a insegurança torna-se uma preocupação para milhares de pessoas. Pessoas mais velhas, vez por outra comentam que "as coisas não eram assim na minha época", para destacar que a segurança em sua época era maior.
A violência contra pessoas portadoras de deficiências é agravada, pela fragilidade desse grupo, que se torna maior se o portador de deficiência for mulher, idoso ou criança/adolescente.
Este artigo considerará um aspecto da violência que têm sido praticada: a violência contra pessoas com deficiência.
Devemos ter em mente que essa violência constitui-se um desrespeitos aos direitos humanos de cada indivíduo, e como Gugel e Maio ressaltam:
"[...] firma-se a concepção de que a violência pode ser compreendida como sendo o avesso dos direitos consagrados nas leis de uma forma geral. Refere-se principalmente às ações e omissões que contrariam os direitos humanos, cujos parâmetros principais de cidadania são a educação, a saúde, a acessibilidade, a autonomia e a qualidade de vida". (MAIO E GUGEL)
Sendo assim analisou-se quais são os motivos que leva alguém a praticar violência contra uma pessoa com deficiência, e quais medidas tomar para se amenizar a situação dessa violência.
2 Desenvolvimento
Segundo a convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência, da Organização das Nações Unidas - ONU- indica que uma pessoa com deficiência têm impedimentos de natureza