Henry Fayol
Rodrigo Alves dos Santos
Biografia e principais obras de H.Fayol
São Sebastião
2013
Centro Paula Souza, ETEC São Sebastião.
Rodrigo Alves dos Santos
Biografia e principais obras de J.H.Fayol
Pesquisa sobre a biografia e as obras de Henri Fayol, para menção do primeiro bimestre do ano de dois mil e treze do ensino médio técnico em administração.
Professora: Laila Coelho
São Sebastião
2013
Sumário
1.Introdução
2.Biografia de Henri Fayol
3.Obras de Henri Fayol
4.Conclusão
5.Bibliografia
Introdução
Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e autoridades que justifica sua existência na medida em que atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços, a seus consumidores. A utilização de um modelo específico para otimizar as atividades gerenciais foi espelhado em atividades desenvolvidas na empresa onde trabalhou por mais de 30 anos, conseguindo mudar o quadro de empresa sem lucro, para bem sucedida, ao longo do seu trabalho e com a implantação do seu modelo.
O modelo criado por Henri Fayol pode ser utilizado até os dias atuais em empresas de qualquer seguimento. Ao analisar a lista de deveres de gerentes nos deparamos com vários tens que, seguidos corretamente, melhorariam e muito as organizações e suas gerencias.
1
Biografia de Henri Fayol
Jules Henri Fayol nasceu em Istambul no dia 29 de Julho de 1841 foi um engenheiro de minas, francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de Administração Industrial e Geral
Fayol era filho de pais franceses. Seu pai André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adélaïde Saulé e teve três filhos, Marie Henriette, Madeleine e Henri Joseph, o último sempre hostil às ideias do pai.
Criou o Centro de Estudos Administrativos,