HENRY FAYOL
A teoria clássica da Administração é idealizada pelo engenheiro Henry Fayol, feita em 1916, caracteriza-se pela busca máxima da eficiência da organização, pela visão do homem econômico. Também é caracterizada no modo de aplicação dela, do topo para baixo, da gerencia para a produção.
Henry Fayol era ignorado pelos executivos Europeus mesmo defendendo os princípios iguais as de Frederick Taylor, pois os Europeus estudavam e acreditavam em Frederick Taylor, após a obra de Fayol ser publicada nos Estados Unidos todos os executivos Europeus voltaram-se a ela, Fayol fez com que grandes executivos administrativos desconhecessem seus princípios.
Fayol chegou a recuperar uma grande empresa da Falencia (Compagnie Commantry Fourchambault et Decazeville), quando assumiu seu cargo como diretor, usou seu sistema de administração industrial e geral que é dividido em seis funções, isso era considerado o sucesso de administração de qualquer empresa por Fayol, as 6 funções são:
- Técnicas: produção de bens ou serviços da empresa.
- Comerciais: Compra, venda e permuta de matérias-primas, e produtos
- Financeiras: Captação e gerencia de capitais .
- Segurança: Segurança do trabalho, preservando bens e pessoas.
- Contábeis: Registro, balanços, custos e estatísticas gerais da empresa, revelando a situação econômica da empresa.
- Administrativa: Sincroniza e coordenas as demais funções, é distribuída dentro dos níveis hierárquicos.
Isto seria o sucesso para a administração de Fayol.
As funções Administrativas do POC 3 se resume á:
Prever, os objetivos da empresa, traçando metas, desenvolvendo um plano de ações para não haver falhas, é a primeira função que servira de base para uma boa Administração.
Organizar, é a forma de coordenar todos os recursos da empresa (humanos, financeiros, materiais).
Comandar, fazer com que subordinados executem como deve ser feito os trabalhos de forma eficaz colocando metas e explicando suas