Trabalho de história
Centro: Era dominado pela Igreja Católica.
Norte: Pelo Império Austríaco.
Sul: Pela Península Itálica, Bourbon – Que era Ligado aos antigos reis da França.
Tudo começou a partir do Congresso do Vietnã 1814-1815, onde foi determinado que a Itália dividisse em cinco partes: (CADERNO)
As primeiras tentativas de libertação do território Italiano foram lideradas por Giuseppe Mazzini.
O processo de unificação da Itália não foi nada fácil, afinal os revolucionários tiveram que lutar contra dois poderes daquela época: A igreja Católica e o Império Austríaco.
Os patriotas tiveram apenas apoio de Vitor Emanuel II que governava o Reino de Piermonte.
Só que Piermonte era um reino tímido se comparada ao poder que tinha. (Igreja Católica e Império Austríaco). Por isto, antes de ir a luta era necessário fortalecer Piermonte, uma tarefa cumprida a risca pelo Ministro Conde de Cavour, que foi o principal promotor da unidade italiana.
Ele aproximou-se da França e conseguiu ajuda militar para enfrentar a Áustria, que com a ajuda da França, Inglaterra e da Prússia o exercito de Cavour obteve expressiva vitória e a Áustria foi obrigada a entregar o reino.
Com a maior parte do atual território Italiano, em 1861 Victor Emanuel II foi proclamado rei da Itália.
Mas para que a unidade fosse completa era necessária a conquista de Veneza e Roma. Veneza foi incorporada no ano de 1866. Roma em 1870 onde passou a ser capital do País no ano seguinte.
O papa Pio IX não aceitou a perda dos domínios territoriais da igreja e rompeu relações com o governo italiano.
Assim nasceu a questão Romana que só foi resolvida em 1929 quando foi criado o Estado do Vaticano dirigido pela Igreja Católica.
A República de São Marino, colocada dentro do território italiano, ficou fora do processo de unificação (embora oferecesse asilo aos revolucionários como o Giuseppe Garibaldi), e depois da própria