Henry fayol
Henri Fayol foi um engenheiro francês, nascido em 1841. Aos 19 anos de idade ele já trabalhava em uma metalúrgica, onde surgiu a carreira de engenheiro administrador, desenvolvendo os seus conhecimentos como teórico de gestão. Passou por muitas batalhas e momentos altos e baixos na empresa e lutou mais de 30 anos para tirar a empresa onde trabalhava da falência.
Com toda essa experiência de vida, Fayol tornou todos esses fatos em estudos e conclusões. Sendo considerado um dos primeiros teóricos da ciência da administração, com toda essa pratica e habilidade ele escreveu o livro Administração Industrial e geral, reunindo as suas pesquisas e observações de acordo com os seus trabalhos e pensamentos. Para ele a administração não é nem um privilégio nem uma carga pessoal do chefe e sim uma função que se reparte com outras funções especiais, entre a cabeça e os membros do corpo social.
Na obra de Henry Fayol - Administração Industrial e Geral, é dado enfoque para a funções administrativas, que deve ser dividida proporcionalmente entre todos os integrantes da organização, independente da sua área de atuação. Conforme aumenta a dificuldade das atividades a serem realizadas na empresa, aumenta a demanda de capacidade administrativa para a realização das mesmas. Para o autor a necessidade de noções administrativas é geral, por isso ele sugere que essa matéria fosse estudada na formação inicial das pessoas. Segundo ele, o objeto da função administrativa são unicamente as pessoas, no mesmo sentido, ele afirma que os princípios da administração são flexíveis, pois os homens e os elementos deles são variáveis e diferentes, além de serem ilimitados. A partir disso, ele sugere um modelo de hierarquia que contempla todas as variáveis, a propósito: comando, previsão, organização, coordenação e controle são palavras-chave nesta obra. Enfim, o livro Administração Industrial e Geral aborda de uma forma abrangente, porém sem muitos detalhes, as maneiras de conduzir uma