1.1 ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E GESTÃO ESCOLAR: GÊNESE HISTÓRICA E APROXIMAÇÃO
O termo “gestão” é algo muito recente e surgiu para complementar o sentido de “adiministração²” tornando-a mais dinâmica. Nesse sentido, com o objetivo de entender a essência do termo gestão é imprecindível voltarmos no tempo e espaço para conhecer o processo evolutivo que a desencandeou no final do século XIX nos EUA e França, com o intuito de compreender sua dinãmica dentro do setor empresarial a partir do desenvolvimento econômico e da necessidade de organização científica e da racionalidade técnica.
Com o desenvolvimento industrial a partir do s éculo XVIII e XIX, é crescente os estudo s sobre as técnicas de eficiência e racionalização com o objetivo de melhorar a organização do setor diante da necessidade de maior eficiência e produtividade no mercado. Diante desse embate, surge as teorias da administração propostas por Taylor e Fayol, com o objetivo de alcançar a eficiência das indústrias no seu processo de produção. Esses estudiosos trouxeram contribuições teóricas para o que se chamou de abordagem clássica da administração, dividida em Administração Científica e Teoria Clássica da Administração (CHIAVENATO, 2003).
Segundo Chiavenato (2003), a Administração Científica do americando Frederick Winslow Taylor caracterizava-se pelo aumento da eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário para evitar o disperdício dos movimentos e do tempo, por consequinte aumentar a produção. Ela baorda ainda, a necessidade de aplicação de um método científico na administração das empresas, com base em leis e regras. As regras estabelecidas deviam ser cumpridas pelos operários para que as empresas pudessem atingir os padrões de eficiência, qualidade e precisão exigidas pelo mundo capitalista da época, o qual necessitava, cada vez