Artes
Academias de arte, com elas rompe se a visão da arte como artesanato e os artistas são os teóricos e intelectuais. Ideal de beleza renascentista, baseada na Greco-romana. Utiliza a proporção, harmonia, semelhança ao real visível. Características: * Naturalismo. * Profundidade, claro/escuro. * Cena heroica, mitologia, religiosa, retrato.
ARTE MODERNA
Com a descoberta da fotografia, a arte se liberta da função de retratar. Uso de cor livremente. Características: * Rompimento com os temas tradicionais da arte acadêmica. * Surgimento de movimentos ou correntes. * Valorização dos elementos visuais, cor, luz, ponto, linha. * Apropriação de vários materiais e técnicas. * Questiona a própria arte e o papel do artista. * Chama a participação do público, propondo interação.
DADAISMO
Movimento que mais influenciou a arte contemporânea, criticava ironicamente a aposta da civilização oriental. Propunha a atuação interdisciplinar. * Marcel Duchamp Inventou o termo “readymade”, provocava e questionava o observador sobre vários aspectos que definiam arte e o seu valor. Fazia uso de objetos do cotidiano.
COLAGEM COMO LINGUAGEM ARTISTICA
Buscavam as texturas, formas e cores para enriquecerem visualmente as pinturas, os dadaístas foram os primeiros a utilizarem essa técnica.
ARTE COMTEMPORÂNEA
Categoria da arte sendo agr o OBJETO. Mudanças: * Ao público: torna se a gente participante. * Artista: propositor de ideias. * Apropriação de objetos.
POP ART
Tema: produtos industriais da sociedade de consumo, vida urbana. * Andy Warhol serigrafia, multiplicidade, reprodutibilidade da imagem, feita em série. * Claes Oldenburg Superdimensiona objetos banais de uso diário, monumentaliza a banalidade da vida urbana. * Roy Lichtenstein Ampliava histórias em quadrinhos, imagens da sociedade de consumo trabalhadas enquanto arte, quadrinho tido com literatura de baixa qualidade.
No Brasil: