As teorias da administração aplicadas à gestão escolar
GESTÃO ESCOLAR
ANDERSON JÚNIOR DINIZ BARROSO
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO APLICADAS À GESTÃO ESCOLAR
Manacapuru – Am
2011
ANDERSON JÚNIOR DINIZ BARROSO
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO APLICADAS À GESTÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado como requisito para à obtenção de nota da Disciplina Princípios e Métodos da Gestão Escolar Curso Gestão Escolar da FACETEN.
Orientador: Prof. Aroldo Bastos
Manacapuru – Am
2011
As teorias da Administração aplicadas à Gestão Escolar
A teoria da administração científica é fruto do racionalismo, sendo que os primeiros teóricos a tratar do assunto foram Frederick Winslow Taylor (engenheiro norte-americano, 1856-1915) e Henri Fayol (engenheiro francês, 1841-1925), no princípio do século XX. Taylor sistematizou os princípios da organização do trabalho, estabelecendo as funções de planejamento, supervisão e execução, a idéia de hierarquia dentro da empresa e a realização do trabalho por tarefas.
Sua obra foi completada por Fayol, que centrou suas preocupações no trabalho do administrador, levantando princípios de administração, dentre os quais a idéia de que “existe um homem certo para cada lugar”, legitimando desta forma a noção de que “uns nascem para administrar e outros para executar” (em outras palavras, uns nascem para mandar e outros para obedecer). Na educação, o primeiro trabalho surge em 1913 com Franklin Bobbit, que aplica os princípios de Taylor à administração da escola, definindo a função do diretor como “identificador e distribuidor das tarefas inerentes à organização escolar”. No Brasil, Querino Ribeiro, em 1938, escreve trabalho pioneiro sobre o fayolismo na administração da escola pública. A partir de estudos sobre relações humanas, na década de 30, Elton Mayo introduz novas