A violência
Capitulo 1. O problema das definições
I. Os sentidos de “violência” e a etmologia.
São violência o assassinato, a tortura, as agressões e vias de fato, as guerras, a opressão, a criminalidade, o terrorismo etc.. Como passar destes fatos disparatados para uma definição que revele sua natureza. (pg 07)
Tais sentidos diversos indicam duas orientações principais: de um lado, o termo “violência” designa fatos e ações; de outro, designa uma maneira de ser da força, do sentimento ou de um elemento natural- violência de uma paixão ou da natureza. (pg 07)
No primeiro caso, a violência opõe-se á paz, a ordem que ela perturba ou questiona, no outro lado, é a força brutal ou desabrida que desrespeita as regras e passa da medida(pg 07)
Violência vem do latim violentia, que significa violência, caráter violento ou bravio, força. O verbo violare significa tratar com violência , profanar, transgredir. Tais termos devem ser referidos a vis, que quer dizer força, vigor, potência, violência, emprego de força física, mas também quantidade, abundância, essência ou caráter essencial de uma coisa. (pg 08).
Mas profundamente, a palavra vis significa a força em ação, o recurso de um corpo para exercer sua força e, portanto a potencia, o valor, a força vital. (pg 08)
Para onde nos voltemos, encontramos, portanto no âmago da noção de violência a ideia de uma força, de uma potencia natural cujo exercício contra alguma coisa ou contra alguém torna o caráter violento. A medida que nos aproximamos desse núcleo de significação, cessam os julgamentos de valor para dar lugar á força não qualificada. Tal força, virtude de uma coisa ou de um ser, é o que é, sem consideração de valor. Ela se torna violência quanto passa da medida ou perturba uma ordem. (pg 08).
II. As definições do direito
.... a violência deve inspirar o temor presente de um mal considerável para a pessoa, seus bens e eventualmente