Projeto de leitura
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Profa. Lucy Almeida
Ementa
A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução. Propostas para aquisição da língua escrita. Oralidade e comunicação. A escola e o desenvolvimento da linguagem. O ensino da escrita. O trabalho com leitura e escrita. O papel do professor na construção da escrita. Letramento e práticas de ensino na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Conteúdo programático
Unidade I: 1. O pensamento dos principais representantes do socioconstrutivismo Perspectiva histórica. Leitura e escrita escrita. Jean Piaget. Descobertas feitas a partir das ideias de Piaget. O desenvolvimento nas demais idades.
Conteúdo programático
2. A epistemologia genética Os esquemas. Síntese do pensamento piagetiano. Lev Semënovic Vygotsky. Emília Ferreiro. Concepções que a criança possui e os níveis conceituais linguísticos. As fases da escrita infantil. Níveis conceituais linguísticos. linguísticos
Perspectiva histórica
A escrita foi criada e elaborada na antiga Mesopotâmia (fica entre os rios Eufrates e Tigre), onde hoje está a cidade de Bagdá, capital do Iraque. 3500 a.C., os sumérios desenvolveram uma escrita cuneiforme.
Alfabetização e letramento
A alfabetização é vista como um processo de construção contínua de conceitos que tem início muito antes de a criança ser escolarizada. Quando uma pessoa consegue saber decifrar o que está escrito e sabe responder a isso, ela pode ser considerada letrada. A escola como representante da cultura escrita e, portanto, a escola constitui-se como agente de letramento.
Um olhar para a alfabetização
Alguns pesquisadores e estudiosos ajudaram a compreender não só como a criança pensa, mas como o seu pensamento se desenvolve com a aprendizagem da leitura e da escrita.
Jean Piaget
Suíça, biologia, 1896. Áreas de interesse: psicologia, filosofia e biologia.