Adm,geral
A administração tem relação direta com a administração escolar uma vez que sua base provém de estudos alçados na administração geral, a fim de dar cientificidade a referida forma de administração.
Constituindo-se de princípios e práticas coerentes, Ferreira (apud FERREIRA e AGUIAR, 2000, p. 306) afirma que: Gestão é administração, é tomada de decisão, organização e dire- ção. Relaciona-se com a atividade de impulsionar uma organização a atingir seus objetivos, a cumprir sua função e desempenhar seu papel. Constitui-se de princípios e práticas decorrentes que afir- mam ou desafirmam os princípios que as geram. Esses princípios, entretanto não são intrínsecos à gestão como a concebia a adminis- tração clássica, mas são princípios sociais, que a gestão da educa- ção se destina à promoção humana; ela é responsável por garantir sua qualidade. O que se deduz dessa afirmação é que a gestão pretende abarcar tanto os aspectos administrativos e organizacionais quan- to os aspectos de liderança e direção da escola. Ou seja, é um pro- cesso de "mediação no seio da prática social global" cujo objetivo é a hominização do ser humano, ou seja, a formação humana de cidadãos por meio de uma educação de qualidade.
Como nos lembra Ferreira (apud FERREIRA e AGUIAR, 2000, p. 307): Seus princípios são os princípios da educação que a gestão assegu- ra serem cumpridos, uma educação com a sabedoria de viver junto respeitando as diferenças comprometidas com a construção de um mundo mais humano e justo para todos os que nele habitam inde- pendente de raça, cor, credo ou opção de vida.
Sobre a mesma temática, Sacristán (apud FERREIRA e AGUIAR, 2000, p. 307) apresenta a maneira como compreende a gestão escolar, argumentando que ela constitui uma dimensão da educação institucional cuja prática põe em evidência: [...] o cruzamento de intenções reguladoras e o exercício do