Gestão educacional
Ideias e noções para elaboração de um projeto.
De acordo, com o texto: Pedagogia dos projetos: etapas, papéis e atores. Como proposta da prática para a mediação do desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos, o projeto tem o papel de propiciar um crescimento diferenciado no indivíduo de forma integral que vai além da grade curricular. Porém esteja a serviço e de comum acordo com o PPP da instituição. Com clareza devemos organizar um projeto que esteja de acordo com um suporte do PPP , para tanto precisamos levantar as seguintes questões: Como vamos atingir este objetivo?
Quais são as estratégias que utilizaremos? O que e como cada disciplina pode e deve colaborar para que ele seja atingido? Onde e como pais e comunidade podem colaborar?
Desta forma, sabendo quais as intenções e os objetivos procedimentais que sugerem saber fazer, o profissional mais qualificado para o levantamento das necessidades e dos porquês dos projetos deve ser o professor que está diretamente ligado aos alunos. Ou seja, está ao lado de quem é o protagonista da ação. E conjunto com toda equipe escolar e sobre tudo os alunos, traçar planos e buscar formas mais contextualizada e coletiva para se chegar a um projeto mais significativo com a colaboração de todos os envolvidos.
O professor é o mediador e assim deve planejar as ações do projeto com seus alunos. A tendência é direcionar o indivíduo para o auto gestão, inclusive para o aprendizado. Tanto Piaget quanto Vigotsck chegaram a conclusão que a pessoa aprende fazendo. Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. E, portanto, o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações – que tem como centro do processo a atuação do professor –, para criar situações de aprendizagem cujo foco incide sobre as relações