Manual de boas praticas
Fabricação
[pic]
Empresa:
CASA DA BISA NARDINI ALIMENTOS LTDA-ME
1 OBJETIVO
Estabelecer procedimentos de Boas Práticas para fornecimento de marmitas e marmitex, a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado.
2 CAMPO DE APLICAÇÃO
Este procedimento aplica-se aos setores de produção e fornecimento de marmitas e marmitex e áreas internas e externas da empresa.
Área interna da empresa.
- Armazenamento da matéria prima e produto acabado; - Área de produção; - Atendimento.
Definições:
Higienização – É um conjunto de procedimentos que visa eliminar ou diminuir consideravelmente os riscos de transmissão de microrganismos patogênicos que compreende duas etapas, limpeza e desinfecção.
Limpeza – Operação de remoção de substâncias minerais ou orgânicas indesejáveis, tais como terra, poeira, gordura e outras sujidades. Esta etapa acomete em uma simples lavagem que deve ser feita com detergentes apropriados para o tipo de procedimento do local.
Sanificação ou desinfecção – É a etapa da higienização que visa a reduzir os microrganismos (células vegetativas ou esporos), ainda presentes na superfície limpa, para níveis aceitáveis, nesta etapa utiliza-se produtos químicos não prejudiciais ao produto e a saúde humana.
Alimentos preparados: são alimentos preparados e manipulados em serviços de alimentação para o fornecimento de marmitas e marmitex, subdividindo-se em três categorias:
a) Alimentos cozidos: Mantidos quentes, com temperatura adequada até a distribuição das marmitas e marmitex.
b) Alimentos cozidos mantidos refrigerados, ou à temperatura ambiente: Conservados em temperatura adequada até a distribuição das marmitas e marmitex.
c) Alimentos crus: Mantidos refrigerados ou à temperatura ambiente, até o momento da distribuição das marmitas e marmitex.
Anti-sepsia: Operação que visa a redução de microrganismos presentes na pele em níveis