Gestão educacional
1- O RELATO DA VIVÊNCIA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO COM FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A Instituição de Educação Infantil é um espaço cultural resultante da ação humana histórica sobre o meio físico. È um espaço artificial-natural. Artificial na medida em que foi criado pelo homem ao longo do seu desenvolvimento histórico. Tornou-se natural, quando gradativamente passou a fazer parte integrante da vida social humana (OLIVEIRA, 1995, p.46). Espaço de relações e de trabalho que envolve aspectos técnicos, administrativos, filosóficos e metodológicos. A Educação Infantil abrange os períodos denominados por Piaget como Sensório- motor (0 a 2 anos) e Pré-operatório (2 a 7 anos). No estágio sensório-motor, a criança constrói esquemas de ação. Ainda não há pensamento lógico, representação nem linguagem, é por meio dos sentidos que ela conhece o mundo (PIAGET, 1987). Nesse sentido, a Educação Infantil entra como uma grande ajuda para o desenvolvimento cognitivo nessa fase. Através das brincadeiras, dos jogos e das atividades manuais e que envolvem o movimento. Movimento e atividade intelectual têm uma relação de reciprocidade (WALLON apud GALVÃO, 1995).
“... a brincadeira ocorre por meio da articulação entre imaginação e imitação da realidade. Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções, das idéias, de uma realidade anteriormente vivenciada.”(Referencial Nacional p/Ed. Infantil, 1998, v. 1, p.27)
O estágio I curricular em Educação Infantil foi realizado no período de _______________ na Creche Municipal ______________na cidade de ___________. Este estágio teve a orientação da ______________ que fazia observações sobre os procedimentos que deveriam ser adotados nas várias situações vivenciadas. Desenvolvi o estágio em três aspectos: primeiro por meio da observação, onde obtive informações sobre o trabalho desenvolvido pelos educadores da unidade, depois desenvolvi atividades colaborando