Gestão do conhecimento
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada - ATPS
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Prof. Me. Rodrigo Rodrigues
Ciências Contábeis
PELOTAS / RS
2012
Sumário
Capitulo 1 1. Introdução 1.2. Importância do Benchmarking para uma implementação bem sucedida na Gestão do Conhecimento
Capitulo 2 2. Conceito de Gestão do Conhecimento
Capitulo 3 3. Visão tradicional e uma que aplica GC
Capitulo 4 4.Cluster
Capitulo 5 5.Conclusão
Capitulo 6 6. Referencias Bibliográficas
1. Introdução
A Gestão do Conhecimento (GC) representa um conjunto interdependente de práticas organizacionais destinadas a promover a criação, o comportamento e o uso efetivo do conhecimento individual e coletivo das pessoas que trabalham em uma comunidade.
Praticada de forma consciente ou informal, a Gestão do Conhecimento (GC) é uma atividade fundamental no processo de maturação de uma organização publica ou privada, qualquer que seja o seu setor de atividade.
Ela contribui para transformar as experiências individuais e coletivas em informações estratégicas da organização e para construir o seu patrimônio principal: o corpus humano com inteligência direcionada para o cumprimento de sua missão na sociedade.
Sendo que as motivações para a Gestão do Conhecimento das grandes empresas em todo o mundo estão abraçando iniciativas de Gestão no intuito de explorar de maneira inteligente o seu capital intelectual. Vários executivos estão reconhecendo que a sua mais importante vantagem competitiva é o capital humano. As empresas estão sendo compelidas a alavancar o conhecimento interno e externamente para poderem manter-se competitivas.
1.2. Importância do Benchmarking para uma implementação bem sucedida na Gestão do Conhecimento.
Aquisição e Criação do conhecimento têm lugar a partir de fontes diversas, tais como nível individual, nível do grupo e nível organizacional.
As organizações estão lutando hoje para melhorar sua linha de