Copa do mundo de 2014
O trabalho irá apresentar detalhes sobre a Copa do Mundo de 2014, quais as cidades sedes, andamento das obras e projetos dos estádios.
Copa do Mundo de 2014
A Copa do Mundo será no Brasil e iniciará no dia 12 de Junho de 2014. O cantor, compositor e líder da banda Legião Urbana, Renato Russo, vai realizar um show no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, no dia 29 de junho. Morto em 1996, Renato, na realidade, será representado por um holograma, uma espécie de vidro semirrefletor invisível para o público que reproduz no palco os movimentos e a imagem do artista.
O estádio de Itaquera, zona leste de São Paulo, será o palco do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014. O estádio do Maracanã receberá a final do campeonato mundial de futebol. A distribuição de jogos por cidade-sede ficou assim: Rio de Janeiro e Brasília com 7 jogos; Belo Horizonte, Fortaleza, São Paulo e Salvador com 6; Recife e Porto Alegre com 5 e Natal, Cuiabá, Curitiba e Manaus com 4 jogos.
Estima-se que a Copa do Mundo da FIFA 2014 agregará 183 bilhões de reais ao PIB do país e mobilizará 33 bilhões de reais em investimento em infraestrutura, com destaque para a área de transporte e sistemas viários. Aproximadamente 3,7 milhões de turistas, brasileiros e estrangeiros, deverão gerar, no período do evento, R$ 9,4 bilhões. Em todas as áreas, 700 mil empregos permanentes e temporários serão criados.
Infraestrutura
Quando faltavam 500 dias para o inicio da Copa do Mundo de 2014, apenas 12 projetos estavam concluídos, 83 obras ainda precisavam ser executadas, dentre elas 14 nem haviam começado e 69 estavam em andamento. No total, são 101 projetos relativos à mobilidade urbana, aos estádios e aos aeroportos.
Os projetos de mobilidade urbana estavam no topo da lista dos atrasados. Dos 58 projetos, apenas um tinha sido concluído: um viaduto no entorno da Arena Pernambuco. Oito ainda não haviam saído do papel e 44 estavam em andamento. O destaque positivo era Belo