Copa do mundo 2014
Estudo de caso: A Copa do Mundo é Nossa
1. Segundo o texto “A copa do Mundo é Nossa”, destaque os aspectos positivos e negativos sobre a realização da copa no Brasil em 2014.
• Aspectos positivos: Aumento do turismo no país; Melhorias de infra-estrutura nas cidades sedes, tais como reformas de aeroportos, rodovias, hospitais; Investimentos em segurança, saúde e transporte; Reforma e construção de estádios.
• Aspectos negativos: Alguns estádios podem se tornar
"elefantes-brancos", ou seja, serem pouco utilizados após a Copa do Mundo e gerar gastos aos seus proprietários; o dinheiro destinado às melhorias de infra-estrutura que possivelmente pode ser desviado; risco de possíveis casos de corrupção.
2. Oportunidades mostradas no estudo de caso.
• Salvador seria palco da festa, a capital baiana foi escolhida pela FIFA para ser uma das sedes da Copa. O estádio da Fonte Nova, “casa” do amado Bahia, seria reformado para abrigar os jogos. A copa iria atrair muitos investimentos públicos e privados. Gil abriu as portas da ZZZ Transporte Executivo. Uma equipe de atendimento de duas sedes, a matriz em Salvador e a filial em Camaçari.
• A montadora Ford acabava de inaugurar a fabrica em Camaçari, junto com ela viriam os sistemas e outras empresas do setor automobilismo. E também o complexo petroquímico que estava instalado na cidade.
Gil começou a estruturar sua empresa de transporte para executivos e empresas. Queria atender os executivos que vinham a Salvador e que precisavam ir a Camaçari. Uma viagem de 50 km poderia ser um ótimo negocio. Oferecendo conforto e rapidez.
• Os funcionários da empresa ZZZ eram bilíngües e conheciam a historia e a geografia da Bahia. Por conta dessas qualidades a empresa foi convidada para trabalhar com algumas operadoras de turismo e hotéis.
3. Objetivo principal a ser alcançado por Gilberto.
Gil estudou Administração de empresas e queria ter seu próprio negocio. Abriu uma empresa de Transporte