Copa do mundo de 2014
De um lado, empresários e políticos defendem que o evento trará melhorias ao Brasil. O Mundial de Futebol envolve não só estádios, mas infraestrutura turística, de transporte, atrai investimentos e movimenta a economia da região. De outro lado, jornalistas criticam o alto preço das obras em estádios (alguns serão construídos com recurso público), a politicagem na escolha das sedes, isenção de impostos para a FIFA e os bastidores das licitações.
Na Copa de 2006, realizada na Alemanha, os estádios foram construídos pelos próprios times de futebol, em parceria com empresas privadas. O país teve retorno financeiro e social com o investimento feito na infraestrutura. Estima-se um lucro de 20 milhões de euros. No Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007, várias coisas ficaram só na promessa: despoluição da Baía de Guanabara; ampliação do metrô; aproveitamento das instalações após o Pan.
A proposta deste mês é elaborar um texto de 20 a 30 linhas com o tema no qual exponha suas idéias e opiniões sobre “O Brasil deveria receber a Copa de 2014?”. A redação pode ser de forma dissertativa ou carta argumentava.
Proposta 1 – Dissertação:
Quem optar pela primeira proposta deverá escrever uma redação dissertativa na qual esteja expresso o seu ponto de vista sobre o tema. O texto deve analisar o contexto, dados e fatos.
Clique aqui para entender melhor o gênero dissertativo!
Proposta 2 – Carta Argumentativa:
Aquele que escolher esta indicação deverá escrever uma carta para o secretário-geral da Federação Internacional de