Copa do mundo 2014
Os problemas brasileiros no processo de organização da Copa do Mundo deste ano não é notícia apenas nos veículos de comunicação nacionais. A renomada revista France Football publicou em sua edição do último dia 28 de janeiro uma reportagem com um olhar um tanto quanto pessimista sobre o mundial, que começa em julho. Na matéria, com título de "Medo do Mundial", a organização pelo Brasil é criticada e aponta, mesmo que levemente o erro da FIFA na escolha do Brasil para sediar um "evento de estrelas", como é a Copa. Só no título já é possível verificar o tom do texto que foi a matéria de capa da edição: “Medo do Mundial”. O subtítulo diz: Atingido por uma crise econômica e social, o Brasil está longe de ser aquele paraíso imaginado pela FIFA para organizar uma Copa do Mundo, a menos de 5 meses do mundial, o Brasil virou uma terrível fonte de angústia. A revista France Football publicou análise dos riscos que pairam sobre o Mundial do Brasil. A publicação tem em sua capa a frase “Medo do Mundial no Brasil” e cita os atrasos na entrega dos estádios, a insatisfação da população e até as diferenças de clima entre as regiões durante o evento como as principais preocupações para a Copa de 2014.
Em seis páginas, a publicação francesa fala sobre tudo o que poderia prejudicar ou atrapalhar a Copa do Mundo, como o atraso na entrega dos estádios, o aumento do preço dos ingressos e também lembra o problema do clima no país.
A cinco meses do início da competição, o Brasil está longe de ser o lugar ideal imaginado pela FIFA para organizar a maior festa do futebol que, segundo a France Football, “se tornou uma fonte de angústia”.
A revista revela que a organização do evento expõe, por um lado, exigências da Fifa, “às vezes desmedidas, normalmente inadequadas”, e, por outro, um país de crescimento econômico fraco, com problemas políticos, corrupção e uma alta de preços insuportável.
Os franceses analisam que o dinheiro investido pelo Brasil para