Mantiqueira
O trabalho tem como objetivo apresentar as vantagens e desvantagens dos trabalhadores Freelancers e sua importância no modelo de mercado atual.
Trata a diferença entre os tipos de organizações burocráticas e flexíveis, traz em seu conteúdo alguns dos modelos de gestão que estão voltadas a flexibilidade e adaptação às necessidades do mercado. Revelando fatores como o stress que envolve as mudanças e novos desafios a serem vencidos suas vantagens e desvantagens durante o período da adaptação e perante a sociedade.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 – DIFERENCIAÇÃO ENTRE AS ORGANIZAÇÕES BUROCRATICAS E NOVAS ORGANIZAÇÕES COM MAIOR FLEXIBILIDADE EM SUAS ESTRUTURAS.
As organizações formais, ou burocráticas, são regidas pelas normas e leis de cada Estado, a qual é vinculada e tem sua sede. Assim, são obrigadas a colaborar para a ordem da sociedade em que estão inseridas. Cumprindo o que diz a legislação trabalhista vigente.
Já as organizações mais flexíveis, cito como exemplo a IBM, são organizações que visão principalmente, se não somente, o lucro, levando-as a categoria de empresas capitalistas. Empresas como a IBM que não possuem vinculo com o país onde estão sediadas, tem por sua vantagem o que podemos chamar de mobilidade, onde buscam e asseguram desta maneira o baixo custo operacional e leis pouco rígidas.
Assim, o uso de meios alternativos, como a contratação de freelancers são cada vez mais comuns e viáveis a elas. Outro ponto relevante na comparação dos dois tipos de organização é focado em sua estrutura e organização interna, bem diferente das organizações burocráticas, que seguem padrões e normas fixas, não viabilizando a possibilidade de adequação em solucionar suas questões, pois empresas mais flexíveis buscam desta forma, garantir um melhor produto ou resultado final a um custo de produção mais viável.
2.2 - EMPRESAS DE VANGUARDA, SUAS TEORIAS E DIFERENCIAÇÃO COM OS MODELOS CLÁSSICOS DE GESTÃO
Nos últimos tempos, empresas como o