Gestão do conhecimento
Os debates e estudos sobre gestão do conhecimento esta cada vez mais presente nas organizações, a cada dia as empresas vem tendo a consciência de que é fundamental a gestão do conhecimento para que se tenha vantagem competitiva em relação à concorrência, redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos, rápida comercialização de novos produtos, aumento do valor das ações, maximização do capital intelectual, melhoria dos processos internos e maior fluidez nas operações, processos de tomada de decisões mais eficientes e melhores resultados, melhoria na coordenação de esforços entre unidades de negócios, melhoria da prestação de serviços, agilidade, melhoria da qualidade dos produtos e da qualidade do serviço.
Fatores como identificação, criação, apresentação e distribuição é o que se deve buscar para disseminação do conhecimento. E isto vem sendo o foco das empresas que estão cada vez mais empenhadas em reter e compartilhar o conhecimento dentro das organizações.
Cada vez mais, para criar e estabilizar posição de vantagem competitiva sustentável, as melhores organizações estão investindo na aplicação de conceitos como aprendizagem, conhecimento e competência. A criação ou aquisição de conhecimento pela organização sobre suas ações representa um recurso intangível capaz de lhe conferir vantagem competitiva. Esse conhecimento é derivado das interações desenvolvidas em processos de aprendizagem que ocorrem no ambiente organizacional. Quanto mais especificidades esse conhecimento demonstrar em relação à organização, mais ele se tornará o fundamento de suas competências essenciais e, em consequência, um importante ativo estratégico.
CAPÍTULO I
GESTÃO DO CONHECIMENTO
O mundo está cada dia mais complexo, em constante desenvolvimento com isso vai surgindo cada vez mais paradoxos. Paradoxo é um raciocínio bem fundamentado, mas que contraria os princípios básicos gerais que costumam orientar o pensamento humano e a crença