Gestão do conhecimento
Gestão do Conhecimento: ferramenta que define corretamente, através de processos de recrutamento e seleção, as competências necessárias ao negócio, identificando candidatos que preencham tais exigências.
Nesta disciplina, identificaremos quais são as ações mais contemporâneas implementadas pelas organizações em prol do aperfeiçoamento de seus funcionários, explorando as possibilidades do envolvimento de toda a cadeia produtiva nesse processo.
Sendo assim, esta disciplina tem como objetivos:
Identificar ações interdependentes para a prática da Gestão do Conhecimento;
Aplicar processos seletivos mais criteriosos alinhados com a estratégia do negócio, com vistas à produção de conhecimento na organização;
Distinguir as ações direcionadas à capacitação daquelas orientadas à adoção de melhores práticas dentro das empresas.
Aula 1: Contextualização
Nesta aula, você conhecerá os paradigmas adotados ao longo da história sobre a contribuição do indivíduo dentro do mundo corporativo.
Daremos atenção aos três últimos períodos da evolução do trabalho: a era da industrialização clássica, a era da industrialização neoclássica e a era da informação.
Por fim, você entenderá a relação entre os componentes de uma empresa e o impacto da utilização da ferramenta Gestão do Conhecimento no alcance de resultados organizacionais.
OBJETIVOS:
1. Identificar as etapas de transição entre o modelo de trabalho adotado na era industrial e a necessidade do gerenciamento do saber no contexto da era atual;
2. Relacionar os significados do papel exercido pelo trabalhador em um ambiente mecanicista e suas contribuições em termos de multiplicação do saber dentro da organização;
3. Contrapor a diversidade de participações nas organizações dentro do contexto atual à particularidade das eras antecessoras.
NOTAS:
Ações conjuntas
Ações que implicam uma forte intenção de sacrificar o controle da própria conduta em benefício da coordenação de uma atividade em