Gestão do Conhecimento
Os conceitos, a filosofia, as ferramentas e as metodologias que dão sustentação às organizações na busca permanente do conhecimento. Por David A. Garvin, P. Ranganath Nayak,
Arun N. Maira e Joan L. Bragar
Para atender a suas necessidades de mudança, muitas empresas começam a incorporar um poderoso modelo: a learning organization (organização orientada para o aprendizado), ou seja, aquela com capacidade de adquirir continuamente novos conhecimentos organizacionais.
Mas como tornar-se essa learning organization? A resposta é até simples: aprendendo a aprender. Neste artigo, o professor David Garvin, de Harvard, descreve, junto com um grupo de profissionais da firma de consultoria
Arthur D. Little, os conceitos, a filosofia, as ferramentas e as metodologias que dão sustentação ao aprendizado nas organizações, com base em mais de um século de trabalho com empresas bem-sucedidas de todo o mundo.
David A. Garvin é professor de Administração de Empresas da Harvard Business School e pesquisa as áreas de administração geral e mudança estratégica.
P. Ranganath Nayak é vice-presidente sênior da firma de consultoria Arthur D. Little, responsável por consultoria de gerenciamento na área de operações internacionais e pela equipe de aprendizado organizacional. Arun N. Maira é vice-presidente da Arthur D. Little e diretor de consultoria de gerenciamento.
Joan L. Bragar é diretora do programa de Aprendizado de Liderança do Management Education
DOSSIÊ
Institute da Arthur D. Little, no qual é responsável pelo desenvolvimento e aplicação de programas de formação de executivos.
58
Um novo e poderoso conceito está tomando forma: a organização que aprende (learning organization).
É um conceito que envolve o coração e a mente dos funcionários em uma mudança contínua, harmoniosa e produtiva, projetada para atingir os resultados desejados pela organização. Se tratado com a atenção
que merece, o processo de construção de uma organização