Gestão do conhecimento
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Introdução
O mundo está em constante transformação, e a aprendizagem é o processo pelo qual nos adaptamos, sobrevivemos e evoluímos, seja como indivíduos, grupos ou organizações.
Assistindo ao vídeo Conhecimento e sabedoria, percebemos que de nada adianta o conhecimento individual, se ele não for compartilhado. Precisamos, antes de tudo, “aprender a aprender” coletivamente.
Esta atividade tem como objetivo abordar o tema aprendizagem organizacional e apresentar sua importância dentro da organização e também para o indivíduo.
Aprendizagem organizacional nos dias atuais
Atualmente, a aprendizagem organizacional tem sido vista como a busca para manter e desenvolver competitividade, produtividade e inovação nas organizações. Com isso, ela tem sido essencialmente vinculada à geração do conhecimento.
Para que o conhecimento seja gerado, é necessário que a organização seja capaz de aprender.
Para Peter Drucker (1993), a organização tem que estar preparada para abandonar o conhecimento que se tornou antiquado e aprender a gerar o novo.
A organização tem que passar por mudança de comportamento, transformar a atitude. Tem que enfatizar a interação e o coletivo.
Assim como os indivíduos, as organizações precisam sempre confrontar novos aspectos de suas circunstâncias. Sabe-se que o aprendizado consiste em dois tipos de atividades: o primeiro tipo é a obtenção de know-how, a fim de resolver problemas específicos com base em premissas existentes. O segundo tipo de aprendizado é o estabelecimento de novas premissas (ou seja, paradigmas, esquemas, modelos mentais ou perspectivas), com o objetivo de anular as existentes.
Esses aprendizados são conhecidos como “aprendizado de circuito simples” e “aprendizado de circuito duplo”. A maioria do conhecimento certamente envolve a interação entre esses dois tipos de aprendizado, que formam uma espécie de espiral dinâmica.
A