definição de fluidos
Desde tempos remotos o homem tem buscado de várias formas conseguir movimentar seus fluídos através de tubulações e aquedutos, trazendo para as civilizações um maior conforto e praticidade para realizar as mais simples tarefas, é sabido que após vários estudos de hidráulica o homem conseguiu tornar mais modero o processo de captação de agua, neste trabalho tentará trazer relevantes conceitos sobre bombas, recalque e relevo, a intenção deste estudo é demonstrar a ligação entre estes três pontos que se tornam objeto de estudo.
Segundo a Wikipédia
“Uma bomba hidráulica é um dispositivo que adiciona energia aos líquidos, tomando energia mecânica de um eixo, de uma haste ou de um outro fluido: ar comprimido e vapor são os mais usuais. As formas de transmissão de energia podem ser: aumento de pressão, aumento de velocidade ou aumento de elevação – ou qualquer combinação destas formas de energia. Como consequência, facilita-se o movimento do líquido. É geralmente aceito que o líquido possa ser uma mistura de líquidos e sólidos, nas quais a fase líquida prepondera.”
Bombear um liquido significa energiza-lo para transportar de um lugar para o outro.
As bombas são compostas de componentes que proporcionam este deslocamento de fluidos os principais componentes são
ROTOR:
Órgão móvel que fornece energia ao fluido.
É responsável pela formação de uma depressão no seu centro para aspirar o fluido e de uma sobre pressão na periferia para recalcá-lo. DIFUSOR OU VOLUTA: Canal de seção crescente que recebe o fluido vindo do rotor e o encaminha à tubulação de recalque. Possui seção crescente no sentido do escoamento com o fim de transformar energia cinética em energia de pressão. BOMBA RADIAL OU CENTRÍFUGA: O fluido entra no rotor na direção axial e sai na direção radial. Caracteriza-se pelo recalque de pequenas vazões a grandes alturas. BOMBA AXIAL:
O fluido entra no rotor na direção axial e sai também na direção axial.
Caracteriza-se pelo