Definição e propriedades dos fluidos
DEFINIÇÃO E PROPRIEDADES DOS FLUÍDOS
Matão
2012
Resumo:
Através de materias de baixo custo é possível compreender e aplicarmos conceitos básicos da fisica integrados a elementos da engenharia (Mecãnica dos Fluídos) pela simpels construção de um braço mecânico baseado no Princípio de Pascal.
Introdução:
A compressibilidade, define-se como sendo uma variação infinitesimal do volume por unidade de variação de pressão. Em termos mais simples, é a propriedade que a matéria apresenta quando sofre a ação de forças adequadamente distribuidas, tendo seu volume diminuido. É também este termo a propriedade dos corpos que podem ser comprimidos. Em termos habituais, a compressibilidade dos líquidos é quase nula. Variações simultâneas da pressão e do volume de um gás em temperatura constante implicam na sua compressibilidade.
Em termodinâmica e mecânica dos fluidos, compressibilidade é uma medida da relativa mudança de volume de um fluido ou sólido como uma resposta a uma pressão (significativa alteração de tensão, onde V é volume e p é pressão. Nota: a maioria dos livros texto usam a notação [pic]para esta grandeza. O estabelecido acima é incompleto, porque para qualquer objeto ou sistema a magnitude da compressibilidade depende fortemente se o processo é adiabático ou isotérmico.
O inverso da compressibilidade é chamado de módulo de compressibilidade, frequentemente notado como K (algumas vezes na literatura B, de bulk modulus, como é tratado em inglês).
Consideremos um corpo fluido aprisionado em um cilindro obturado por um êmbolo, como se ilustra a seguir. Mantendo constantes todas as demais condições físicas (em particular, a temperatura) verifica-se que o volume ocupado depende da pressão exercida.
Seja V o volume ocupado pelo fluido quando submetido a pressão p , e seja V + DV volume sob pressão p + Dp. Quando a pressão aumenta (Dp > 0)