Propriedades dos fluidos de perfuração e completação
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DO PETRÓLEO E GÁS
CARLOS AUGUSTO
EDVAM MIGUEL
FELIPE SILVA
HUGO CRISTIANO
MECÂNICA DOS FLUIDOS
NATAL 2012
CARLOS AUGUSTO
EDVAM MIGUEL
FELIPE SILVA
HUGO CRISTIANO
PROPRIEDADES DOS FLUIDOS DE PERFURAÇÃO E COMPLETAÇÃO
Trabalho apresentado à Universidade Potiguar – UNP, como parte dos requisitos para obtenção da primeira nota em MECÂNICA DOS FLUIDOS.
ORIENTADOR: Prof. MSc Dayana de Lima e Silva
NATAL 2012
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
2. FLUIDO DE PERFURAÇÃO 2.1. DEFINIÇÃO 2.2. FUNÇÕES 2.3. CARACTERÍSTICAS 2.4. PROPRIEDADES 2.5. CLASSIFICAÇÃO
3. FLUIDO DE COMPLETAÇÃO 3.1. DEFINIÇÃO 3.2. FUNÇÕES 3.3. CARACTERÍSTICAS 3.4. PROPRIEDADES 3.5. CLASSIFICAÇÃO
4. CONCLUSÃO
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
Durante o processo para colocar um poço de petróleo em funcionamento existem algumas etapas a serem seguidas entre a exploração e a explotação. Duas dessa etapas muito importantes são a fase de perfuração que é a fase de escavação do poço em si até chegar ao reservatório, e, a logo após a fase de completação que serve para deixar o poço estável e em condições de produzir em segurança, sem prejudicar o reservatório. Nessas duas etapas são usados fluidos específicos para cada uma chamados de fluido de perfuração, e, fluido de completação, que vamos detalhar nesse trabalho.
2. FLUIDOS DE PERFURAÇÃO
2.1. DEFINIÇÃO: Os fluidos de perfuração são misturas complexas de sólidos, líquidos, produtos químicos e por vezes, até gases. Do ponto de vista químico, podem assumir aspectos de suspensão, dispersão coloidal ou emulsão, dependendo do estado físico dos componentes. Além disso devem ser especificados de forma a garantir uma perfuração rápida e segura.
2.2. FUNÇÕES: * Melhorar a taxa de penetração; * Resfriar, limpar e lubrificar a broca; * Controlar as pressões de formação; * Dar