Trabalho de Fluidos de Completa o
O fluido de completação é um fluido utilizado nos poços revestidos para efetuar os trabalhos de completação, workover e limpeza dos mesmos em condição de segurança. Esse fluido geralmente é uma solução salina cuja composição deve ser compatível com o reservatório e com os fluidos nele contidos, para evitar causar dano à formação, ou seja, originar obstruções que possam restringir a vazão do poço. Os fluidos de completação devem também possuir aditivos que inibam a reação química com a rocha e a formação de emulsão com o óleo da formação.
1.1. FUNÇÕES
As principais funções dos fluidos de completação são:
- Permitir a limpeza dos canhoneados;
- Amortecer o poço servindo como medida de segurança e evitando que a cabeça do poço seja exposta totalmente à pressão do reservatório;
- Equilibrar os diferenciais de pressão entre o interior da coluna de produção e espaço anular e espaço anular e o revestimento, evitando danos a equipamentos a equipamentos ou até desabamentos;
- Impedir a migração do fluido da formação para o poço;
- Promover o carreamento de partículas sólidas que se encontrem no poço tais como: cimento, areia, detritos.
1.2. PROPRIEDADES
XXXXX
1.3. CLASSIFICAÇÃO
- Fluidos de perfuração aquosos que são utilizados como fluido de completação:
Fluidos de perfuração são comumente utilizados como fluidos de completação, apresentando como grande vantagem a economia de não haver necessidade de projetar um novo fluido para injetar no interior do poço. Entretanto, estes fluidos apresentam um caráter extremamente corrosivo aos metais da tubulação de produção, podendo criar falhas nos tubos que viriam a se tornar vazamentos, e por consequência, gerar grandes prejuízos em manutenções não programadas.
Esse tipo de fluido de completação é compatível apenas com poços em que as condições de corrosividade sejam extremamente brandas e que seja possível operar seguramente em uma condição de underbalance.
- Base óleo:
São basicamente